O Canadá e Sua Crença

Faz um pouco mais de 3 meses que saí do Brasil e vim estudar durante um pouco mais de um ano no Canadá. Felizmente vim parar numa cidade pacata no extremo sul do país. E embora tranquila, St. Catharines é uma das 10 maiores cidades da província de Ontario. Para aqueles que não estão familiarizados com a geografia canadense, Ontario é uma das principais províncias do Canadá, e talvez a principal província em termos de economia e política; é nela que estão situadas as cidades de Toronto e Ottawa, esta última a capital do Canadá (surpreso? Toronto não é a capital do Canadá, como muita gente pensa). Para aqueles que gostam de viajar e de belas paisagens, St. Catharines fica a 20 minutos das famosas Cataratas do Niágara, ou seja a fronteira com os EUA.

Assim que cheguei na minha atual cidade, a primeira coisa que notei foi a quantidade de igrejas, em sua maioria muito belas e imponentes, a maioria data do século XVIII até o fim do século XIX, todas muito bem cuidadas e com manutenção constante. Apesar de ser ateu igrejas antigas sempre me fascinaram muito. Esse tipo de zelo por construções religiosas pode dar uma falsa impressão que o povo canadense é extremamente religioso, mas basta conversar poucos minutos com alguns deles sobre o assunto para perceber que é justamente o oposto. O último senso canadense, em 2011, mostrou números no mínimo interessantes, quase um quarto da população (23,9%) se considera “sem afiliação religiosa”, 67,3% se considera cristã e 3,2% tem o islamismo como crença. É preciso salientar que esse número não engloba apenas ateus e agnósticos, ele também abriga deístas e outras categorias; outra coisa importante de ressaltar, é que país como o Canadá, religiões de matriz africana e algumas seitas são praticamente desconhecidas pela população, obrigando as pessoas a optar ou pelas religiões mais conhecidas ou pela “não afiliação religiosa”. Mas é impossível negar que o número de descrentes é grande. A que isso se deve? Provavelmente a uma soma de fatores dos quais os mais importantes são o nível educacional e igualdade socioeconômica canadense; esses dois fatores também possivelmente influenciam e muito na cultura canadense, esta muito diversificada graças a quantidade de imigrantes.

Essa tríade de educação, estabilidade socioeconômica e a mistura de culturas entre povos estrangeiros e nativos proporciona um ambiente favorável a tolerância religiosa e principalmente ao não extremismo religioso. Em todos os momentos em que o tópico religião vinha à tona, cordialidade e tolerância religiosa eram bases fundamentais da conversa. Outro ponto interessantíssimo é que a maioria dos jovens que se chamam cristãos não vão a igreja nem se preocupam com dogmas religiosos. Conversando com dois canadenses sobre esse ponto, o que me foi dito foi que eles apenas tomam o título de cristãos por tradição, muito parecido com o que acontece com judeus que não seguem os princípios judaicos mas ainda assim se intitulam como tal para fazer parte de uma identidade social, ou um grupo étnico.

É interessante ver como a religião no Canadá cada dia que passa deixa de se tornar uma ferramenta de domínio ou escravização ideológica e passa a se transformar em um artefato de identificação étnica ou meramente de distinção entre grupos com costumes diferentes. Talvez essa seja a lição mais importante a se aprender com os canadenses: o respeito.

    • kleytondread

      E ai, Matheus, tudo bom, rapaz? Eu atualmente tô fazendo intercâmbio na area de Biomedicina, por um programa do governo brasileiro chamado “Ciências sem Fronteiras”, numa unversidade ao sul da província de Ontário chamada Brock University. O Canada é uma excelente escolha para emigrantes! todo mundo é muito receptivo e cordial.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s