Sem Bíblia no Tribunal

 

Diante da preocupação de que pessoas estão cada vez mais não levando a bíblia a sério, juízes britânicos querem que acabe o juramento religioso de réus e testemunhas, ou seja, um juramento sem mencionar “deus”, reconhecendo que se forem pegos mentindo, serão presos.

O que se alega é que a  nova forma seria muito mais justa e fácil de entender a importância do que estão dizendo no tribunal. Porém, algumas críticas logo foram feitas à proposta, como a de que os não-crentes já têm a opção de prometer dizer a verdade sem nenhuma referência a qualquer texto sagrado, e também que essa mudança iria afetar ainda mais a herança cristã na Grã- Bretanha.

Ian Abrahams, criado no judaísmo depois tornando-se ateu, e também líder do movimento, disse que cada vez mais vê pessoas “dando ombros”, ou dizendo “tanto faz” na hora do juramento religioso, ou ainda dizendo que é errado jurar em cima de um livro sagrado.

“Estou sugerindo tirarmos livros sagrados do processo . Em vez disso , as pessoas vão ter que mostrar que eles entendem que podem ser presos se não disserem a verdade ” diz Abrahams. De acordo com ele, o novo juramento seria: “Eu prometo sinceramente dizer a verdade , toda a verdade e nada mais que a verdade, e eu entendo que se eu não fizer isso eu vou estar cometendo um delito pelo qual eu posso ser punido e enviado para a prisão”.

Os religiosos reagiram totalmente contrários a proposta de Abrahams, como o bispo anglicano Michael Nazir-Ali: “Onde isso vai acabar? com o juramento de coroação? A Bíblia está ligada à Constituição, às instituições e à história deste país.(…)Estamos sendo obrigados , em nome da tolerância e da secularização, a restringir essa escolha” disse.

A proposta ainda será debatida pela Assembléia Geral da Associação de Magistrados no dia 19 de Outubro.

O que vocês acham disso?

Fonte: Daily Mail

    • Maria Gabriela dos Santos

      É sempre interessante vermos exemplos de outros países, não é mesmo Victor? Vamos torcer para que o Brasil siga o exemplo um dia, quem sabe?
      Fique sempre atento ao nosso blog, assim que tivermos mais notícias postaremos, sem dúvida!
      Abraços!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s