Sou ateu, sou doador!

Image

Ateus e Agnósticos de Pernambuco está promovendo a campanha “Sou ateu, sou doador”. A intenção é mobilizar pessoas que se autodenominam agnósticos, ou ateus, para um importante gesto de Cidadania e Humanismo: a doação espontânea de sangue.

Obviamente, que qualquer um, religioso ou não, pode participar.

“Ah, então por que é importante nomear a campanha de ‘Sou ateu, sou doador’, se qualquer um pode fazer isso?”

Frequentemente, pessoas associam o ateísmo à ausência de valores morais e éticos. É muito comum ouvirmos alguém dizer “Só uma pessoa sem Deus no coração é capaz de fazer mal a outra”. Ou ainda, “Meu vizinho é um homem muito bom. Afinal, é muito religioso”.

Parece haver uma compreensão de que o exercício da cidadania requer uma condição de religiosidade das pessoas. Alguém que não professa nenhum tipo de crença religiosa, por esta ótica, é desprovido de quaisquer valores, de quaisquer regras de conduta social.

Entretanto, o respeito à dignidade, aspirações e capacidades humanas, são pressupostos para a boa convivência e não são exclusivos das instituições religiosas.

Nós, ateus, costumamos usar a expressão “Religião não define caráter”. Somos, quase sempre, retrucados: “Ausência de fé também não”. Sem dúvida, está implícito. Mas essa é a questão base. O pensamento médio diz “É religioso? Tem Deus no coração? Então, é do Bem”. Não necessariamente. Assim como não ser religioso não nos torna piores do que ninguém. E não precisamos dizer “nem melhores”, está implícito.

Mas, afinal… para quê uma campanha voltada especificamente para ateus?

Ateus doam sangue? Ateus pagam impostos? Ateus trabalham, estudam, exercem sua cidadania?

A resposta é simples: “Como qualquer um”.

Entretanto, ainda carregamos o estigma de imorais, antiéticos, arrogantes, incapazes de um gesto solidário. Não somos pessoas confiáveis. Queremos acabar com as religiões. Somos contra Deus (ou deuses) e odiamos os religiosos.

Muitos de nós, ateus, somos pais. Somos filhos. Sério… parece incrível, mas nascemos igual a qualquer um, crescemos, estudamos, sofremos, sorrimos, temos sonhos e dúvidas, morremos… como qualquer um.

Não somos melhores. Não somos piores. Somos igualmente diferentes, ou diferentemente iguais a todos, teístas, agnósticos, céticos… apenas, somos ateus.

A campanha SOU ATEU, SOU DOADOR tem como objetivos desmitificar rótulos, romper preconceitos, esclarecer a sociedade pernambucana quanto ao nosso papel enquanto cidadãos. Nada mais, nada menos.

Então, no sábado, dia 16 de fevereiro, compareça ao Hemope, faça sua doação, exerça sua cidadania. Àqueles que não puderem doar, seja qual for o motivo, vá assim mesmo. Prestigie esta ação, convide amigos, familiares, colegas de trabalho. “Viver é bom, salvar uma vida é melhor ainda”.

Livres Saudações a todos.

Inutilia Truncat

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s